Nossa História

A história da Atletas Vip se funde com o surgimento das academias no Sul do Estado do Espírito Santo. Hoje com seis unidades, sendo quatro na cidade de Cachoeiro de Itapemirim e uma em Alegre e a primeira unidade franqueada dentro do Boulevard Shopping em Vila Velha, que atende setenta por cento do mercado regional.

Hoje possui unidades modernas, distribuídas em pontos estratégicos mais que exigiram muita luta, melhor dizendo, muito levantamento de peso para alcançar esta posição.

A empresa é administrada pelo empresário Christian Marin e sua mãe Rosemere Marin (Rose), mais o negócio foi iniciativa de seu pai, que ainda atua nas unidades, mais não participa diretamente na administração do empreendimento.

O negócio “Academia” foi fundado pelo fisioterapeuta Vanderson Gesnei no ano de 1986, quando retornou da Marinha, escolhendo Cachoeiro de Itapemirim/ES para trabalhar.

Na época precisando de ocupação entrou na academia Cooper – a primeira de musculação da cidade – exercendo o cargo de faxineiro do local. A proprietária era a sua tia, que tempos depois decidiu por fechar.

Ciente da decisão da tia, não querendo perder o emprego, Vanderson decidiu juntamente com o instrutor de musculação arrendarem o negócio e manterem as atividades e o funcionamento do espaço.

As mudanças começaram de imediato, à época a Academia não funcionava o dia inteiro e os homens e mulheres ´malhavam´ em dias separados.

Ampliaram o horário de funcionamento, terminaram com as restrições de uso para homens e mulheres em dias separados, implementaram as modalidades de dança e artes marciais e ainda buscaram aperfeiçoamento profissional em cursos de formação e especialização fora do município. Como inovação trouxeram a avaliação física e passaram a registrar a rotina e mensurar os resultados alcançados pelos alunos de forma individualizada.

Após quatro anos a sociedade com o instrutor de musculação foi desfeita, e Vanderson assumiu sozinho o negócio retirou a Academia do Centro da cidade e reabriu em um bairro próximo (Coronel Borges) mudando o nome para “Top Traine”.

Na época, após investimentos no local, o Brasil experimentou a implantação do Plano Brasil Novo (Plano Color), estávamos em março de 1990, e a Academia não suportou aquele período e praticamente quebrou meses depois.

A persistência em manter o negócio fez Vanderson mudar a academia para o município de Vargem Alta, cidade bem menor e próxima de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Na cidade de Vargem Alta ficou por seis meses, verificando que não teria sucesso decidiu por retornar para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Retornando para a cidade reabriu a unidade em um bairro e a academia era conhecida por um de seus frequentadores chamado “Carlão Muscle” o cidadão era muito grande e muito forte, conhecido de todos, acabou servindo de referência e marketing para o negócio e atraiu muitos clientes.

Próximo ao ano 2000 ocorreu a desocupação de um ponto melhor para as instalações da academia, no bairro Santo Antônio, na mesma cidade, e depois da mudança criou-se o nome Atletas nascendo ali uma nova história.

Tempos depois Vanderson apesar de manter vínculo com o negócio decidiu por se afastar da administração da academia, deixando a gestão por conta de sua esposa Rosemere Marin (Rose).

O filho do casal Christian Marin nasceu e cresceu dentro de uma academia de ginástica, após terminar os estudos na área de educação física passou a participar de todos os principais eventos existentes no país, para o setor de academias de ginástica, a buscar aperfeiçoamento e inovações do mercado.

Quando decidiu por trabalhar com a família, ainda durante os estudos, começou na limpeza, nos afazeres de atendimento, administrativos até o término de sua formação acadêmica, quando ocupou o cargo de instrutor.

Durante a sua formação a Atletas expandiu no município abriu unidades em bairro estratégicos, aumentando significativamente a carteira de clientes, demonstrando que a descentralização do negócio com a centralização da gestão administrativa poderia ser aplicada. Aos poucos, a partir de 2013, Christian Marin deixou a função de instrutor e dedicou-se a especializações no mercado com atuação em Marketing.

A partir do ano de 2015 assumiu o controle operacional, as estratégias de expansão, marketing e implantação de novas unidades, ficando sua mãe com o controle administrativo e financeiro da unidades.

A Atletas passou a dispor de site na internet, interagir em redes sociais e promover constantes ações de marketing e promoções. Foi criada uma filosofia buscando a bandeira da democratização da atividade física com o melhor custo benefício possível. Ocorreu uma padronização e qualificação de fornecedores para equipamentos tornando as unidades existentes as melhores equipadas da região.

Foi desenvolvido uma padronização nos procedimentos, estruturação de equipes de trabalho para cada unidade e intenso trabalho de motivação para os colaboradores.

Após a visita ´in loco´ em mais de trezentas academias no Brasil e no exterior, quando da decisão de inaugurar a quarta unidade, em um Shopping novo da cidade – Perim Center -, foi colocado em prática todo o trabalho desenvolvido resultando na primeira unidade da marca com padronização.

O resultado foi imediato e a unidade inaugurou com o dobro do número de alunos necessários para manter as suas despesas mensais.

Estudo realizado no ano de 2017 deixou claro que a sobrevivência no segmento de Academia de Ginástica passa necessariamente por aumentar a velocidade de expansão da marca para não ser consumida pelas franquias que estão começando a ocupar o mercado.

Neste contexto os diretores da rede decidiram por estruturar a Atletas como franquia, realizando os investimentos necessários para permitir a disponibilidade do negócio para terceiros a partir de setembro de 2019.

A primeira unidade franqueada “FlagShip” foi montada no Boulevard Shopping Vila Velha no Estado do Espírito Santo, por um Advogado, no dia 29 de novembro de 2019, com mais de 2000 alunos matriculados.

A decisão da empresa foi construir um DRE e informações que ficariam disponíveis para o INVESTIDOR, da forma mais transparente possível, todos as despesas e receitas foram cuidadosamente levantadas pelo período de um ano (2020). A marca foi atualizada e para a expansão designada como “Atletas Vip”, o resultado é uma unidade em pleno funcionamento, que poderá ser auditada pelo investidor antes de sua decisão de fechar uma parceria com a marca.

São 35 anos de experiência no negócio desenvolvido em um novo perfil arrojado, inclusivo, descontraído e otimizado ao resultado do Cliente e do Investidor. Marca consolidada no mercado, com espaço público contemporâneo e voltado ao novo consumidor no modelo “Low Cost”.

“faça parte da família Atletas Vip”